CREATOUR


Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e em Áreas Rurais

Chamada de Projetos de “Turismo Criativo” – Formulário de Candidatura

O projeto CREATOUR (“Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais”) procura propostas de todos os tipos de organizações, entidades e profissionais em Portugal (Norte, Centro, Alentejo e Algarve) que tencionem implementar e desenvolver e implementar iniciativas ou projetos de turismo criativo e que pretendam colaborar com investigadores da área. Serão selecionadas vinte propostas para (a) darem origem a outras tantas iniciativas-piloto na área do turismo criativo, nos próximos três anos, com a colaboração do projecto CREATOUR, e (b) para participarem em Laboratórios de Ideias / “IdeaLabs” (eventos) regionais e nacionais onde estas iniciativas-piloto deverão ser reajustadas, apresentadas e discutidas.

Desta chamada serão seleccionadas 5 ideias de projecto de turismo criativo em cada região.

Cada ideia será desenvolvida com mais detalhe durante um IdeaLab regional, na Primavera de 2017, apresentada num IdeaLab nacional, em Maio de 2017, e implementada no Verão de 2017.

Serão privilegiados os projectos que possam contribuir para os processos de desenvolvimento local sustentáveis e baseados nos recursos endógenos.

 


Existem 29 perguntas neste inquérito
QUEM
















ONDE









O QUÊ




Em que idiomas o projecto seria disponibilizado

Selecione todas as que se apliquem






PORQUÊ




COMPROMISSO



*

Em caso de ser seleccionado, a entidade compromete-se a:

  • Desenvolver, implementar e promover oferta(s) de turismo criativo durante o período de execução do CREATOUR.
  • Participar em IdeaLabs regionais e nacionais e conferências anuais até ao final do projecto (2017, 2018 e 2019).
  • Contribuir com materiais (textos, fotografias, etc.) sobre a sua organização e sobre a implementação do projecto proposto para efeitos de publicação no website do CREATOUR e outros agentes que possam estar envolvidos na promoção das iniciativas-piloto.
  • Colaborar com investigadores durante as fases de documentação e avaliação das iniciativas-piloto.
  • Manter registos do número de actividades, datas de realização, número de participantes, idiomas usados nas actividades e outras observações.
  • Pedir a todos os participantes das suas actividades para completar um breve questionário e enviá-los preenchidos para análise do CREATOUR (mensalmente).
  • Elaborar e manter publicações regulares num “ePortfolio” sobre observações, impressões e ideias ao longo da implementação do projecto proposto (para o efeito, será garantida formação do funcionamento da plataforma).
Colaborar com o realizador do documentário e outros pedidos possíveis dos media para entrevistas.

O CREATOUR concederá um pequeno apoio financeiro à implementação inicial dos projectos seleccionados.