COVID-19: Stress, Adaptação e Trauma


Caro/a participante,

 

Este inquérito tem como objetivo saber como a pandemia de Covid-19 tem afectado, no último mês, o seu dia-a-dia. Gostaríamos de perceber como se adaptou e como tem vindo a lidar com o stress, as dificuldades e os possíveis traumas resultantes desta situação. Este inquérito faz parte de um estudo do Observatório do Trauma/CES-UC (Centro de Trauma/CES), a que demos início nos passados meses de Agosto e Setembro com a divulgação de um 1º questionário, e que se propõe a avaliar quais foram as estratégias desenvolvidas pela população portuguesa ao longo de um ano de pandemia.

 

Para colaborar no estudo, os participantes terão de ter pelo menos 18 anos, ter acesso à Internet e disponibilizar cerca de 25 minutos no preenchimento do presente questionário. Caso não consiga terminar o questionário de uma só vez, pode guardar as respostas e finalizá-lo mais tarde. 

 

Responsáveis pelo estudo em Portugal:

 

Drª Luísa Sales - luisasales@ces.uc.pt 

 

Drª Margarida Figueiredo-Braga - mmfb@med.up.pt 

 

Observatório do Trauma/CES (Centro de Trauma/CES) - Universidade de Coimbra - observatoriodotrauma@ces.uc.pt

 

Ficamos muito gratos pela sua colaboração.

A sua participação no estudo consiste no preenchimento de um questionário online, com uma duração de cerca de 25 minutos, e não tem riscos expectáveis associados. É uma participação voluntária, de pessoas com mais de 18 anos que poderão retirar-se a qualquer momento, sem ter que apresentar qualquer justificação. O estudo garante o anonimato de todos/as os/as participantes, não sendo feito qualquer tipo de uso que possa revelar a sua identidade. Os dados recolhidos serão guardados em segurança, de forma codificada e anónima, numa base de suporte de dados no CES por um período de 5 anos e sujeitos ao dever de confidencialidade e aos regulamentos de protecção de dados do Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD).

Se concorda em participar, por favor avance para a primeira questão. Ao AVANÇAR está a aceitar os termos e condições deste CONSENTIMENTO INFORMADO. Isto é, ao AVANÇAR declara que compreende os objectivos do estudo e as condições da sua participação, e que aceita participar no estudo nessas condições.

Se sentir que o preenchimento deste questionário lhe levanta qualquer desconforto poderá sempre recorrer às linhas SOS COVID, atendimento SNS 24 ou Apoio COVID do Observatório do Trauma/CES (tel. 926 562 085 / email: traumasos@ces.uc.pt). Estas linhas de atendimento dispõem de profissionais capazes de esclarecer dúvidas e fornecer apoio, se necessário.

 

  Uma nota sobre privacidade
Este inquérito é anónimo.
O registo das respostas ao inquérito não contém qualquer informação sobre a sua identidade, excepto se alguma pergunta do inquérito solicitar alguma identificação e a fornecer. Se usou um código para aceder a este inquérito este código não será guardado junto com as suas respostas. O código é gerido numa base de dados separada e apenas é utilizado pelo programa para registar que concluíu o inquérito. Não há forma de relacionar os códigos dos convidados a participar no inquérito com as respostas dadas.